Escola Activa

2009-10-20

escola activa foto

O que é a “Escola Activa”?

A Universidade do Algarve, através da Escola Superior de Educação (ESE-UALG) concebeu em 2007 o Projecto “Escola Activa”, de forma a criar um conceito integrado de promoção e adesão à actividade física, através de estratégias cognitivo-comportamentais, e que envolvessem a participação da comunidade escolar, das famílias, dos profissionais de saúde e das autarquias.

A DREALG, no ano lectivo de 2008/2009, inicia o Projecto Escola Activa no Algarve, com o objectivo de chegar a todos os concelhos da região com o intuito de aumentar a prática de actividade física e de uma alimentação saudável para contrariar a tendência de aumento de excesso de peso da população infantil.

 

Fitnessgram gráficos dos resultados dos testes no agrupamento Escola Básica dos 2º e 3º Ciclos D. José I - Geral junho 2011

fitnessgram agrupamento 2 e 3 Ciclos D José I_ Geral Junho 2011 .pdf

 

FRUTA ESCOLAR

FOLHETO FRUTA NAS ESCOLAS.pdf

 

Apresentacao do Projecto Escola Activa

 

Actividades

Projecto "Salta" reuniu 150 crianças em Vila Nova de Cacela

No passado dia 5 de Abril de 2011, cerca de 150 crianças das turmas do 1º Ciclo do agrupamento de escolas de VRSA, reuniram-se em Vila Nova de Cacela para saltar à corda, no encontro “Salta Cacela 2011”.

O “Salta” é uma das actividades do programa “Escola Activa” criado na tentativa de incentivar os alunos do Pré-escolar e do 1º Ciclo a saltar à corda, e como forma de combater a obesidade infantil nas escolas do Concelho, inserida na estratégia municipal de combate à obesidade infantil.

A Câmara Municipal de Vila Real de Santo António propôs aos agrupamentos das escolas o desenvolvimento dos "Intervalos Activos", de forma a incentivar os alunos a realizarem,  de forma informal, uma maior quantidade de actividade física durante os intervalos escolares.

A actividade decorreu no Pavilhão Municipal de Vila Nova de Cacela e contou com a participação de seis turmas de alunos do primeiro ciclo, com idades compreendidas entre os 6 e os 10 anos.

Do encontro constaram ainda os concursos “Salta Cacela 2011” e “Grupos de saltos”, com coreografias feitas pelos alunos.

O principal objectivo do encontro, além de mostrar a aprendizagem dos alunos foi o de proporcionar uma manhã activa e divertida.

salta

Dia Mundial da Alimentação na Escola E.B.1 de Monte Gordo

No passado dia 14 de Outubro de 2010, realizou-se no auditório da Escola E.B.2,3 de Monte Gordo, a projecção do filme: “Berto Come Certo”, que de uma forma divertida, transmitiu informações sobre a alimentação saudável e os benefícios do exercício físico.

No final da projecção do filme, houve uma animada discussão, sobre os temas abordados na película. 
Foi uma manhã diferente e divertida para todos os alunos desta escola.

No passado dia 15 de Outubro de 2010, realizou-se no recinto exterior da Escola E.B.1/JI de Santo António, uma MEGA SALADA de FRUTAS. 
        

A actividade, integrada nas comemorações do DIA MUNDIAL da ALIMENTAÇÃO, serviu de tema para sensibilizar os alunos para os benefícios de uma alimentação saudável.
        

Foi uma tarde agradável para todos os alunos desta escola que de uma forma divertida, confeccionaram, com a ajuda de professores e auxiliares da escola, uma enorme salada de frutas que serviu de lanche para todos.
        

Importa referir que as frutas para a salada foram trazidas de casa pelos próprios alunos.

comer

alimento

No passado dia 15 de Outubro de 2010, realizou-se no recinto exterior da Escola E.B.1/JI de Santo António, uma MEGA SALADA de FRUTAS. 
        

A actividade, integrada nas comemorações do DIA MUNDIAL da ALIMENTAÇÃO, serviu de tema para sensibilizar os alunos para os benefícios de uma alimentação saudável.
        

Foi uma tarde agradável para todos os alunos desta escola que de uma forma divertida, confeccionaram, com a ajuda de professores e auxiliares da escola, uma enorme salada de frutas que serviu de lanche para todos.
        

Importa referir que as frutas para a salada foram trazidas de casa pelos próprios alunos.

salada

fruta

Escola de Monte Gordo promove caminhada “Onda Ativa”

onda ativa

energias

A Escola de Monte Gordo, do Agrupamento de Escolas D. José I, promoveu uma Caminhada Onda Ativa - Energia das Ondas e das Marés na pessada semana que juntou cerca de quinhentos participantes, entre alunos de todos os ciclos, pais e encarregados de educação, professores e funcionários.

A actividade que já vai na sua sétima edição, começou às 9h30 e terminou cerca das 12h30, teve como principal objectivo divulgar o projecto Escola Ativa, promover estilos de vida saudável e sensibilizar público para as energias renováveis e inesgotáveis (ondas e marés) e para os
impactos ambientais decorrentes dos atuais comportamentos a nível energético.

A manhã ativa iniciou-se cam danças pelas alunas da escala, o hastear da bandeira da Escola Ativa, seguindo-se a caminhada pelas ruas da Monte Gordo, praia e mata.


Os organizadores fizeram um balanço bastante positivo da iniciativa. palo que já anunciaram que é sua intenção continuar a promovê-la nos próximos anos.


A autarquia e Junta de Freguesia calaboraram com a oferta de t-shirts, bonés e lanches para os alunos.

I Encontro Concelho da Escola Activa

escola activa

escola activa 2010

No dia 1 de Junho, Dia Mundial da Criança, a Câmara Municipal preparou um conjunto de actividades, destinadas aos mais jovens, que foi apadrinhada pela atleta olímpica Vanessa Fernandes.

A actividade realizou-se no Complexo Desportivo de Vila Real de Santo António, juntando as actividades do Dia Mundial da Criança e do I Encontro Concelhio da “Escola Activa”.

A autarquia propôs como actividade uma demonstração da equipa cinotécnica da PSP do Comando de Faro e a realização de uma mega aula de ginástica no campo de futebol do Estádio Municipal. A actividade foi ainda complementada com alguma animação e entrega de prémios do projecto “Salta”, pela madrinha do evento, a atleta Vanessa Fernandes

Mães Activas

mae activa

Caminhada

No âmbito do projecto Escola Activa, o agrupamento de Escolas de Monte Gordo, realizou no passado dia 17 de Março uma excelente actividade verdadeiramente consumidora de calorias. Os alunos com excesso de peso inscritos na “Escola Activa”, coordenados pelo professor Valadares realizaram uma caminhada com partida da escola de Monte Gordo e chegada às piscinas municipais em Vila Real de Santo António. Após a caminhada os alunos participaram numa aula de natação. O regresso foi realizado em transporte cedido pela autarquia.

Esta iniciativa irá continuar até ao final do ano lectivo e é sem dúvida uma excelente actividade, promotora de hábitos saudáveis e de estilos de vida muito mais activos e que deverá ser seguida por outras escolas de todo o Algarve.

CAMINHADA

"SALTA"

No âmbito do Projecto Escola Activa e na tentativa de ajudar a combater a obesidade infantil nas escolas do Concelho, a Câmara Municipal de Vila Real de Santo António propôs aos agrupamentos das escolas o desenvolvimento da estratégia "Intervalos Activos". Trata-se de incentivar os alunos a realizar  de forma informal uma maior quantidade de actividade física durante os intervalos escolares.

Para ajudar a implementar esta ideia a Câmara Municipal vai premiar os alunos e as turmas (Pré e 1.º Ciclo) que ao longo do ano lectivo 2009/2010 mais progridam na tarefa motora que estrategicamente se decidiu implementar.

salta

Caminhada pela Energia Solar - 23.10.2009

Decorreu no passado dia 23 de Outubro uma caminhada de sensibilização pela energia solar.

A iniciativa partiu do Agrupamento Vertical de Escolas de Monte Gordo e deu pelo nome de “Energia para todos, energia para sempre”. O objectivo foi procurar chamar a atenção de todos para a importância de rentabilizar a energia solar como alternativa sustentável no quotidiano.

A caminhada iniciou-se pelas 8h30, com partida do Casino de Monte Gordo, passando pela praia e pela mata nacional numa distância total percorrida 4,5 km.

Participaram nesta iniciativa cerca de 900 pessoas, entre alunos e professores e restante comunidade académica. A estratégia de misturar preocupações ambientais com actividade física resultou em pleno e foi um excelente exemplo do que se pretende que seja o espírito do projecto Escola Activa.

A iniciativa promoveu a implementação de estilos de vida mais activos na nossa população e contou com o apoio da Câmara Municipal de Vila Real de Santo António.

caminhada energia solar

1.º Encontro do Projecto Escola Activa em Vila Real de Santo António

escola activa vrsa

escola activa 2

escola activa 3

Seminário sobre o Problema da Obesidade

seminário Obesidade

Notícias

2011_1111_Postal do Algarve_p18_escolas combatem obesidade infantil.pdf

2011_0500_Jornal Baixo Guadiana_p16_projecto escola activa.pdf

2011_0113_Postal do Algarve Espaco Educacao_p12_projecto escola activa.pdf

2010_0604_Jornal do Algarve_p11_escola activa.pdf

2010_0603_Jornal do Algarve_p10_VRSA_Teatro no Dia da Crianca.pdf

2010_0601_correio da manha_p11_ dia crianca.pdf

2010_0600_Jornal do Baixo Guadiana_p4_maes activas no combate a obesidade infantil.pdf

2010_0531_Barlavento online_dia crianca apadrinhado vanessa fernandes.pdf

http://www.obesidade.online.pt/index.php?option=com_content&task=view&id=174&Itemid=221

http://dn.sapo.pt/inicio/ciencia/interior.aspx?content_id=1375775&seccao=Sa%FAde

2010_0304_O Algarve_p20.pdf

2010_0400_Jornal do Baixo Guadiana_p5.pdf

2010_0506_O Algarve_p14_maes activas.pdf

2010_1104_Jornal do Algarve _escola monte gordo caminhada onda ativa.pdf

090624_Jornal do Algarve_p17.pdf

0910000_ Jornal do Baixo Guadiana_ p22.pdf

Vídeo

Programa de Combate à Obsidade Infantil na Região do Algarve

http://www.youtube.com/watch?v=gxvDAfXwPAE

Ligações Úteis


http://sitio.dgidc.min-edu.pt/saude/Paginas/default.aspx
http://www.plataformacontraaobesidade.dgs.pt/
http://www.idesporto.pt/Default.aspx
http://escolactiva.eps-castro-marim.rcts.pt/index.html
http://www.speo-obesidade.pt/CDA/HPhomepage.aspx
http://www.apetece-me.pt/
http://www.plataformacontraaobesidade.dgs.pt

 

PRÁTICAS DE COZINHA SAUDÁVEL

Estratégia Municipal de Combate à Obesidade no Concelho de Vila Real de Santo António

 

Receita: Bacalhau no forno com crosta de Pão de Milho e Coentros

bacalhau com broa

Confecção:

Corte as cebolas em rodelas e disponha num recipiente de ir ao forno untado com azeite, nesse mesmo recipiente dispor as postas (ou lombos) de Bacalhau.
Lavar as batatinhas, e colocar assar no forno com uma cama de sal grosso.
Fazer à parte a crosta, colocando pela mesma ordem na Trituradora/Picadora, o alho, azeite, sumo de limão, pão de milho, sal, pimenta, e triturar até formar uma pasta. Depois retirar e colocar num recipiente onde se juntam os coentros picados.
Dispor este preparado sobre as postas de Bacalhau e levar ao forno a assar durante 25 minutos a 165º C.
Para servir, empratar quatro batatinhas a murro, colocar o bacalhau em cima e regar com azeite e a cebola que restou do Bacalhau.

 

Ingredientes:

2 unidades - Bacalhau posta (lombo)
1 unidade - Cebolas
3 unidades – Alho seco
1 unidades- Louro
150gr- Broa de Milho
2 dl – Azeite
Coentros- q.b
Sal – q.b
Pimenta – q.b
1 unidade – Sumo de Limão
8 unidades - Batatinha nova
Sal grosso- q.b

 

Receita: Lombo de borrego, com rolinhos de lomborda e molho de framboesas e iogurte de hortelã

molho iogurte

Confecção:

Limpar o lombo de borrego de peles e marina-lo com vinho branco, sal, pimenta, azeite, anis estrelado, alho seco esmagado, tomilho, ata-se e reservar.
Cortar em juliana grossa a cenoura e o nabo. Bringir quatro folhas de lombardo e de seguida a cenoura e o nabo, esfriando quando atingir o ponto “ al dente”.
Estender a folha de lombardo, dispor em cima a juliana de cenoura e nabo, temperar com sal e pimenta e enrolar com a ajuda de um esteira e reservar.
Corar o lombo de borrego depois de marinado, em azeite e leve-o ao forno a assar em merepoix de legumes.

Iogurte de Hortelã: Fazer uma infusão com água, hortelã e mel e deixar reduzir até atingir 2/3. Misturar com o iogurte e reservar.

Molho de Framboesas: Colocar as framboesas ao lume cobertas com água, juntar uma colher de mel e um fio de vinagre, deixar cozer e reduzir a puré. Aos sucos da assadura do borrego, juntar o puré, e deixar ferver mais 4 ou 5 minutos em lume forte, passando em seguida pelo chinês. Rectificar os temperos. 

Ingredientes:

4*0.15 Kg – Lombo de borrego
0.1L -  Vinho branco seco
Sal – q.b
Pimenta – q.b
0.05L – Azeite
5 unidades – Anis Estrelado
3 unidades – Alho seco
Tomilho – q.b
0.2 Kg – Cenouras
0.2 Kg – Nabo
4 unidades – Folhas de lombardo
1 unidade – Iogurte natural
1 Ramo – Hortelã
Açúcar – q.b
1 unidade – Alho Francês
0.1Kg – Framboesa
0.5 L – Fundo de borrego

 

Receita: Saudável de Iogurte Natural de Maçãs Assadas

Confecção:

Descaroçar as maçãs com a ajuda de uma colher parisiense. Depois de descaroçada retirar do inteiros algumas polpas que são cortadas aos cubinhos reservadas.
Polvilhe o interior da maçã com canela e leve ao forno a assar a 180º durante 25 minutos.
Entretanto misture o iogurte natural com a maçã que foi previamente cortada aos cubinhos.
Quando as maçãs estiverem assadas retire-as do forno e encha a cavidade do centro de maçã com o preparado de iogurte.
Enfeite com o pau de canela, a ponta da hortelã e sirva de imediato.

Ingredientes:

 2 Unidades – Maçãs
 1 Unidade – Iogurte natural
 Q.b. – Canela em pó
 2 Unidades – Pau de canela
 Q.b. – Hortelã

 

Receita: Supremo de Frango com Recheio Saudável de Sultanos, Ducel de Maçã e seu Caldo

Confecção:

Arranjar o frango e retirar cuidadosamente os supremos, com uma faca afiada fazer uma incisão no supremo para criar uma bolsa onde se irá meter o recheio posteriormente preparado.
Temperar os supremos com alho, louro, sal, pimenta, tomilho, vinho branco, colorau «, azeite e deixa-los marinar.
Picar as Sultanas e marina-las em Porto canela e anis estrelado, cortar a maçã em brunesa e juntar às Sultanas.
Picar o pão demolhar em água, escorrer, adicionar ao anterior formando uma pasta e rechear os Supremos de Frango.
Fazer caldo de frango, reduzir e ligar com azeite.
Corar os supremos em azeite e leva-los ao forno a 180º C.
Cozer o feijão, passar pelo passe-vit e levar ao lume adicionando-lhe leite, sal, pimenta, nós moscada, e mexendo até o Puré de Feijão encarnado estar concluído.
Cortar uns legumes de forma decorativa e coze-los em água e sal retirar e saltera em azeite, sal e pimenta.

Ingredientes:

1 Unidade - Frango
2 Dentes – Alho
1 Folha – Louro
Q.b. – Pimenta
Q.b. – Sal
1 dl – Vinho Branco
0.5 dl – Azeite
Q.b. – Tomilho
Q.b. – Colorau
1 dl – Vinho do porto
1 Unidade – Pau de canela
1 Unidade – Aniz estrelado
100 gr – Pão
40 gr – Sultanas
50 gr – Maçãs
100 gr – Feijão encarnado
100 gr – Cenoura
50 gr – Nabo
100 gr – Batata
q.b. – Nós moscada
2 dl - Caldo de frango Cas.
0.5 dl -  Leite